Dual Boot: configurando o GRUB para lembrar o último sistema operacional usado

Esse post possui informações sobre como ajustar o gerenciador de boot GRUB2 para que ele “lembre” o último sistema operacional inicializado. Um exemplo onde essa configuração é muito útil: evitar a necessidade de acompanhar a inicialização do S.O. em situações que requerem vários boots seguidos, como ocorre na instalação de algumas atualizações do Microsoft Windows.

Resolvi escreve-lo pois são ajustes que normalmente faço em máquinas com dois sistemas operacionais, ou seja, com dual boot (seja Windows + Linux ou Linux + Linux) e também por acreditar que pode ser útil para outras pessoas.

Edite o arquivo de configuração do grub:

Altere o parâmetro GRUB_DEFAULT  para saved:

Adicione o parâmetro GRUB_SAVEDEFAULT  com o valor true:

Após alterar o arquivo de configuração, deve-se executar o comando que atualiza o GRUB propriamente dito, aplicando as configurações/ajustes feitos no arquivo /etc/default/grub:

Várias outras configurações podem ser feitas. Quem tiver interesse em customizar mais o GRUB, o ideal é dar uma olhada na documentação oficial, a qual pode ser encontrada no endereço: http://www.gnu.org/software/grub/manual/grub.html#Simple-configuration

Deixe uma resposta