Raspbian: monitorando endereço IP público

 

Nesse post apresento um script serve para monitorar o endereço IP público de uma rede e, em caso de alteração, envia e-mail informando o novo endereço IP externo. Esta solução é muito útil caso a rede a ser monitorada tenha IP dinâmico.

Foi desenvolvido e testado no Raspbian Jessie 8.6 rodando em um Raspberry Pi 2, sem adaptadores de rede adicionais. Caso o script seja executado em um equipamento com configurações diferentes, deve-se ajustar o parâmetro NR==1 da linha iniciada com ip_int, assim como podem ser necessários outros ajustes. Executei testes em um Raspberry Pi 2 e também em um Raspberry Pi 3. Como a versão 3 do equipamento possui um adaptador de rede wireless on-board, precisei alterar o parâmetro para NR==2.

O script foi salvo com o nome email_ipexterno.sh  e deve estar localizado no diretório /root/scripts/

Criar um agendamento no cron , utilizando o comando crontab -e , como usuário root , para que o script rode periodicamente. Abaixo exemplo do cron  do equipamento em que o script está sendo executado:


A linha */30 * * * * /root/scripts/email_ipexterno.sh corresponde à execução do script a cada 30 minutos.

Para verificar se o script está sendo executado, utilize o comando grep CRON /var/log/syslog . O comando deve retornar algo parecido com isso:


 

2 Respostas para “Raspbian: monitorando endereço IP público

  1. Emanuel Avila

    gostaria de saber aonde vende o cd ou dvd linux mint 18.01 serena portugues do Brasil grato emanuel avila

    • Olá Emanuel! Tudo bem? Eu não sei aonde você pode comprar o Linux Mint. Eu sempre baixo as distribuições do site oficial. Abraços!

Deixe uma resposta